Faculdade de Enfermagem tem participação relevante em projeto voltado às vítimas das tragédias no Rio Grande do Sul

 

Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes, puérperas, recém-nascidos e crianças, e organizou o projeto “PROSMI (Projeto de Proteção e Promoção da Saúde Materno-infantil)” nos abrigos e Porto Alegre (RS), em parceria com diferentes profissionais de diversas instituições.

Dentro os profissionais envolvidos, vale destacar a participação da Profa. Dra. Clara Fróes de Oliveira Sanfelice, docente da área de Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido da FEnf, da egressa de Mestrado Fernanda de Souza Freitas Abbud e da egressa de Doutorado e pesquisadora colaboradora da FEnf, Profa. Dra. Suellen Cristina Dias Emidio, como autoras de capítulos que compõem o toolkit.

O primeiro toolkit (Proteção e Promoção da Saúde Materno-infantil em Situação de Calamidade) desenvolvido pelo projeto trata-se de um material instrucional, cujo objetivo é servir de apoio àqueles atuantes na linha de frente, com vistas a proteger e promover a saúde materno-infantil e prevenir maiores danos.

Dentre os materiais constantes neste toolkit, a Profa. Dra. Clara Sanfelice participou como autora do capítulo intitulado "Reconhecendo os Sinais de Trabalho de Parto em Gestantes Abrigadas", enquanto Fernanda e Suellen participaram do capítulo intitulado "Cuidados com o Recém-Nascido em Situação de Calamidade".

O material será distribuído de forma impressa nos abrigos e já se encontra disponível na Biblioteca Digital da UFRGS.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza todas os envolvidos neste projeto de enorme relevância e impacto na vida daqueles que sofreram e sofrem em decorrência das tragédias no Estado do Rio Grande do Sul.

Imagem mostra a capa do documento chamado Proteção e promoção da saúde materno-infantil em situação de calamidade, toolkit

 

  A Profa. Dra. Débora de Souza Santos, docente da área de Enfermagem em Saúde Coletiva da FEnf, recebeu na última sexta-feira (28/06) o Diploma Anna Nery, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, em Reunião Solene realizada na cidade de Campinas-SP. Criado em 2012, o Prêmio Anna Nery, é concedido pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais aos…

Vivência Ubuntu de Educação Antirracista: Formação para Profissionais de Recursos Humanos foi uma iniciativa conjunta da Direção de Recursos Humanos do Hospital de Clínicas da Unicamp, da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (EDUCORP) e da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (DEDH). O curso ocorreu nos dias 17 e 21 de junho de…

  No último dia 24 de maio de 2024, o auditório da Educorp foi palco da Aula Inaugural do Grupo de Estudos em Centro de Material e Esterilização de Campinas e Região - CMEar, da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. O Grupo CMEar nasce como uma extensão do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Infecções Relacionadas à Saúde, sob a coordenação da…

  Nesta última semana, de 03 a 07 de junho de 2024, as docentes envolvidas na pesquisa intitulada “Adaptação e Implementação do Suporte de Pares para Pessoas com Transtornos Mentais Severos no Município de Campinas”, Profa. Dra. Rosana Teresa Onocko-Campos, docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM),…

  Após as tragédias causadas pelas enchentes ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul nos últimos tempos, a Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e egressa do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Unicamp, identificou as necessidades relacionadas à saúde de famílias, gestantes,…