Rodas de Conversa Educação e Sustentabilidade: Arte e Ciência do Cuidado

field_paragraph_noticias

 

Educação e Sustentabilidade: Arte e Ciência do Cuidado


Estamos na reta final de 2019 e tivemos nossa última roda de conversa sobre sustentabilidade do ano. Com muito empenho e carinho a Comissão Interna de Sustentabilidade da Faculdade de Enfermagem organizou esse momento. A última roda teve o Prof. Dr. Sandro Tonso como condutor, em uma tarde cheia de ensinamentos que nos deixaram muito reflexivos. Tivemos a participação importante dos alunos que puderam compartilhar suas percepções sobre a temática.

“Sustentabilidade é toda ação destinada a manter as condições energéticas, informacionais, físico-químicas que sustentam todos os seres, especialmente a Terra viva, a comunidade de vida e a vida humana, visando a sua continuidade e ainda a atender as necessidades da geração presente e das futuras de tal forma que o capital natural seja mantido e enriquecido em sua capacidade de regeneração, reprodução, e coevolução... A sustentabilidade se mede pela capacidade de conservar o capital natural, permitir que se refaça e ainda, através do gênio humano, possa ser enriquecido para as futuras gerações. Esse conceito ampliado e integrador de sustentabilidade deve servir de critério para avaliar o quanto temos progredido ou não rumo à sustentabilidade e nos deve igualmente servir de inspiração ou de ideia-geradora para realizar a sustentabilidade nos vários campos da atividade humana. Sem isso a sustentabilidade é pura retórica sem consequências” (Leonardo Boff, 2012).

Com essa citação acima, do Doutor em Teologia Leonardo Boff, faço um ensaio sobre como o Prof. Sandro orientou as discussões permeando a palavra cuidado, tão significativa para a enfermagem e sua articulação com a sustentabilidade, como um conceito ampliado. Guiou a discussão para temas que puderam gerar reflexões importantes de como estamos vivendo esse conceito em nosso cotidiano. Falou de exclusões, sustentabilidade do território, cultura, relações humanas e em como ele acredita na construção de uma sociedade sustentável de maneira mais integral.

Enfim, só temos a agradecer a disponibilidade do Prof. Sandro, que com sua fala em nossa última roda de conversa sobre sustentabilidade fez com que todos possamos pensar esse conceito de outros lugares e como ele é inerente ao ser humano!!!

Compartilhe

   Na última segunda-feira (20/02/2020), na Faculdade de Enfermagem, aconteceu a Oficina "O idoso do Século XXI: desafios e atualidades" oferecida pela Profa. Dra. Ana Paula Boaventura, Dra. Denise Cuoghi e Profa. Dra. Maria Giovana Borges Saidel, para o programa Ciência e Arte dos Povos da Amazônia (Capa).   Estabelecido através…

   No período de 04 a 07 de dezembro de 2019 aconteceu o Congresso Brasileiro do Sono em Foz do Iguaçu, Paraná.    A FEnf foi representada no evento com discentes e egressos do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Carla Renata Silva Andrechuk, Cleber de Souza Oliveira, Cristina Kano Inazumi e Sandra Soares Mendes.

   No dia 03 de dezembro, o site Massachusetts Institute of Technology (MIT) App Inventor publicou uma nota destacando o aplicativo desenvolvido pelo aluno de Doutorado da FEnf, Carlos Jorge Poblete Jara, orientado pela Profa. Dra. Eliana Pereira Aráujo no Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, onde o discente realiza sua…

   No período de 23 a 27 de novembro de 2019, aconteceu o do 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (SIMBRAVISA), realizado em Belo Horizonte, MG.

              No período de 14 a 21 de novembro de 2019, a Faculdade de Enfermagem participou do Unicamp Afro, que tem como objetivo resgatar e valorizar os traços afro-brasileiros que compõem a construção da identidade do país, através de várias atividades, como oficinas, palestras e…