Rodas de Conversa

field_paragraph_noticias

Tema: Compostagem


“Os resíduos orgânicos representam metade dos resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil e podem ser tratados em várias escalas, desde a escala doméstica, passando pela escala comunitária, institucional (de um grande gerador de resíduos), municipal até a escala industrial, para a produção de fertilizante orgânico” (Ministério do Meio Ambiente, 2019).

No último dia 02 de outubro, às 15:00, na Faculdade de Enfermagem da UNICAMP iniciou-se as rodas de conversa do projeto: “Qualidade de vida do trabalhador de saúde: dança e sustentabilidade”. As rodas estão programadas para acontecer todas às quartas das 15:00 às 17:00 sempre com um tema sobre sustentabilidade seguida de atividades de dança de salão.

 

 

Nessa primeira roda, recebemos a doce e gentil Evelin Ribeiro Rodrigues para conversar sobre compostagem doméstica. Atualmente ela é aluna de Doutorado no NEPAM-UNICAMP e estuda sobre comportamento de prevenção de resíduo sólido. Inicialmente tivemos uma apresentação sobre informações técnicas e dados estatísticos sobre resíduos sólidos orgânicos e depois a prática com a exploração das composteiras. Durante toda a atividade, participantes conseguiram tirar suas dúvidas, além de terem a oportunidade de verificar todo o funcionamento de uma composteira doméstica na prática.

A atividade é relativamente simples e de baixo custo, quando comparada aos impactos ambientais do não tratamento do resíduo sólido orgânico. Como apresentada por Evelim, a ação pode e deve ser incorporada por toda a família no sentido de conexão e educação ambiental, sendo um excelente momento de aprendizagem e reflexão!!!

Ao final dessa atividade, a Comissão Interna de Sustentabilidade, fez o sorteio de uma composteira doméstica e quem ganhou foi nosso colaborador, Rodrigo Tegon Lorenzi. E agora, após uma doação do Renato, membro ativo e incansável da Comissão Interna a Faculdade de Enfermagem poderá ter uma composteira em funcionamento em breve!!!

Após a roda de conversa, os participantes conduzidos pelo professor de Dança Marcelo Lima e desfrutaram de um momento maravilhoso de expressão corporal por meio dos primeiros passos para a dança de salão. Prof. Marcelo, com toda sua prática colocou todos para dançar, se abraçar e se conectar. Foi maravilhoso e pelas fotos abaixo, podemos verificar a alegria e emoção dos participantes!!!

Tivemos ainda a honra de contar com a participação dos membros queridos do Grupo Gestor Universidade Sustentável, Maria Gineusa de Medeiros e Souza e Washington R. R. da Silva que prestigiaram nossa primeira roda de conversa.

Com essa ação, verificamos a importância da sustentabilidade em todos os aspectos da vida, é necessário incorporar ações que promovam esse conceito tanto em relação ao meio ambiente como também às nossas vidas e nossas emoções. Sendo assim, aproveitamos para divulgar que as rodas ocorrerão durante todo o mês de outubro, na quarta-feira das 15:00 às 17:00 na Faculdade de Enfermagem da UNICAMP.

Compartilhe

   Na última segunda-feira (20/02/2020), na Faculdade de Enfermagem, aconteceu a Oficina "O idoso do Século XXI: desafios e atualidades" oferecida pela Profa. Dra. Ana Paula Boaventura, Dra. Denise Cuoghi e Profa. Dra. Maria Giovana Borges Saidel, para o programa Ciência e Arte dos Povos da Amazônia (Capa).   Estabelecido através…

   No período de 04 a 07 de dezembro de 2019 aconteceu o Congresso Brasileiro do Sono em Foz do Iguaçu, Paraná.    A FEnf foi representada no evento com discentes e egressos do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Carla Renata Silva Andrechuk, Cleber de Souza Oliveira, Cristina Kano Inazumi e Sandra Soares Mendes.

   No dia 03 de dezembro, o site Massachusetts Institute of Technology (MIT) App Inventor publicou uma nota destacando o aplicativo desenvolvido pelo aluno de Doutorado da FEnf, Carlos Jorge Poblete Jara, orientado pela Profa. Dra. Eliana Pereira Aráujo no Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, onde o discente realiza sua…

   No período de 23 a 27 de novembro de 2019, aconteceu o do 8º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (SIMBRAVISA), realizado em Belo Horizonte, MG.

              No período de 14 a 21 de novembro de 2019, a Faculdade de Enfermagem participou do Unicamp Afro, que tem como objetivo resgatar e valorizar os traços afro-brasileiros que compõem a construção da identidade do país, através de várias atividades, como oficinas, palestras e…