Nota sobre Febre Amarela

Febre amarela

Por Profa. Dra. Brigina Kemp

Docente da Faculdade de Enfermagem - Unicamp

 

Foi confirmado ciclo silvestre da febre amarela na região rural de Sousas/Campinas neste mês de março, conforme informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campinas. A confirmação ocorreu pelo Instituto Adolfo Lutz após o Departamento de Vigilância em Saúde da SMS ter enviado para análise três macacos bugios encontrados mortos em uma fazenda daquela região.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de gravidade variável, causada por um arbovírus, do gênero Flavivirus, e transmitida por mosquito

A doença apresenta dois ciclos de transmissão: silvestre e urbana. 

No ciclo silvestre, sua transmissão é feita pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes aos primatas não humanos que vivem nas matas e aos seres humanos não vacinados que penetrem neste ambiente. 

A febre amarela urbana é causada pelo mesmo vírus, porém transmitida entre seres humanos por mosquitos urbanos, o Aedes aegypti. A capacidade de transmissão do vírus da febre amarela pelo Aedes aegypti é menor do que pelos mosquitos silvestres.

A febre amarela urbana não ocorre no Brasil desde 1942. A vigilância de epizootias em primatas não humanos é fundamental para identificar áreas de circulação do vírus e adotar as medidas de prevenção e controle pertinentes de modo a reduzir a morbimortalidade da doença na população humana. Na eventualidade de encontrar macacos doentes ou mortos deve-se comunicar imediatamente um Centro de Saúde para que as providências de seu monitorado ou coleta de exames sejam tomadas. 

A febre amarela é uma doença imunoprevinível. Sua vacina é de vírus vivo atenuado, bastante eficaz, sendo necessárias duas dosescom intervalo de dez anos entre elas para tornar-se definitivamente imunizado. 

Esta vacina deve ser tomada somente se necessário, ou seja , se a pessoa reside em áreas de recomendação de vacina ou se for se deslocar para estas áreas. 

Neste momento em Campinas a vacina está sendo indicada para a população rural de Sousas, Joquim Egideo e Carlos Gomes. As pessoas que forem visitar estas áreas devem estar previamente vacinadas contra febre amarela. Caso não estejam vacinadas e precisarem adentrar na área devem usar repelentes conforme a orientação do fabricante. 

Para se vacinar em Campinas, no caso de deslocamento para áreas de risco ou recomendação da vacina, é necessário agendamento pelos telefones 160 ou 156, além do atendimento por chat no Portal da SMS (http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/)

O CECOM da Unicamp atende alunos, docentes e servidores seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e da SMS Campinas.

Cartilha febre amarela

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…