Lean Healthcare arrebanha mais seguidores para gestão em saúde

          Maria Isabel Freitas, diretora da FEnf
            Maria Isabel Freitas, diretora da FEnf participa do Lean Healhacare

No Brasil, para 2050, as estimativas são de uma população brasileira de 259,8 milhões com expectativa de vida ao nascer de 81,3 anos. É neste contexto que os conceitos de Lean Healthcare, uma abordagem de gestão inovadora criada há mais de uma década, e mais recentemente na área de saúde, devem contribuir para melhorias na assistência ao paciente e aos serviços, além de redução do desperdício com saúde no país. A origem desse conceito migrou do Sistema Toyota de Produção, que tem em seu cerne a questão da qualidade, devendo reduzir gastos e agregar mais valor ao cliente.

Foi sobre esse assunto que tratou a primeira mesa-redonda do Fórum Permanente Vida e Saúde, realizada na manhã desta quinta-feira (12) no Centro de Convenções da Unicamp, organizado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e pela Faculdade de Enfermagem (FEnf), e promovido pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU). Lean Healthcare é uma linha de pesquisa na Unicamp dirigida pelo neurologista da FCM Li Li Min.

Flávio Battaglia, representante do Lean Institute Brasil (entidade brasileira sem fins lucrativos), introduziu o conhecimento acerca de Lean Healthcare como uma abordagem de gestão inovadora na enfermagem e na saúde no Brasil. Em sua opinião, essa introdução poderá somar inúmeros benefícios às instituições públicas e privadas. A possibilidade de economizar recursos e liberar capacidade operacional é imensa. “Já temos diversas iniciativas de aplicação do Sistema Lean na gestão da saúde. Foi um sistema que revolucionou a indústria automotiva mundial e vem sendo copiado por empresas de todos os tamanhos e segmentos."

Ele comentou que o Lean Healthcare traz a capacidade de identificar e de resolver problemas de maneira inteligente. “A Europa, os Estados Unidos e a Austrália são os países em que o tema é mais avançado. O Brasil tem que sair do patamar do conhecimento e partir para patamares mais desafiadores. Devemos pensar nesse conhecimento como um sistema de gestão com diversas técnicas e conceitos, mas também como um componente social. Lean não pode ser encarado como algo a mais. Deve ser uma maneira diferente de perceber, pensar e agir na realidade”, salientou. "No ambiente hospitalar, o intuito da ferramenta é ainda reduzir esperas, eliminar filas, diminuir custos e retrabalho."

Mais sobre essa notícia disponível em:
http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/11/12/lean-healthcare-arreba...

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…