Docentes e discente da FEnf participam da Conferência NANDA International (NANDA-I)

   No período de 13 a 15 de junho de 2018 aconteceu a Conferência da NANDA International (NANDA-I), intitulada “Nursing Diagnosis & Knowledge Development: New Beginnings”, no Boston College, na cidade de Boston, em Massachusetts, Estados Unidos. Conferência na qual participaram as docentes Profa Dra Elenice Valentim Carmona, Profa Dra Maria Helena Baena de Moraes Lopes e a Mestranda Priscila Moreno Sperling Cannavan, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FEnf) da UNICAMP.

   Nesse evento, tiveram oportunidade de participar de discussões e palestras de renomados pesquisadores de Processo de Enfermagem e Classificações de Enfermagem, bem como fortalecer o networking com pesquisadores vinculados a universidades internacionais. A FEnf foi representada com a apresentação de cinco trabalhos, que tiveram como coautores docentes, pós-graduandos e parceiros internacionais:

  • Breastfeeding establishment: integrative review on indicators proposed by Nursing Outcomes Classification. Autores: Suellen Cristina Dias Emidio; Flávia S Barbosa Dias; Ana Railka de Souza Oliveira; Sue Moorhead e Elenice Valentim Carmona. Trabalho apresentado pela Profa Dra Elenice Carmona.
  • Postpartum Urinary Retention: a new nursing diagnosis? Autores: Lea Dolores Reganhan de Oliveira; Maria Helena Baena de Moraes Lopes; Juliana Neves da Costa e Elenice Valentim Carmona. Trabalho apresentado pela Profa Dra Maria Helena Baena.
  • Proposal of a new “Client Satisfaction” outcome regarding labor and delivery. Autores: Fernanda de Souza Freitas Abbud; Suellen Cristina Dias Emidio; Antonieta Keiko Kakuda Shimo e Elenice Valentim Carmona. Trabalho apresentado pela Profa Dra Elenice Carmona.
  • Proposal of revision of Nursing Outcomes Classification indicators related to breastfeeding. Autores: Suellen Cristina Dias Emidio; Flávia S Barbosa Dias; Ana Railka S Oliveira-Kumakura; Sue Moorhead e Elenice Valentim Carmona. Trabalho apresentado pela Profa Dra Elenice Carmona.
  • Use of the NANDA-International Classification to name women´s feelings in the context of cardiovascular complications during pregnancy. Autores: Priscila Moreno Sperling Cannavan; Elenice Valentim Carmona; Ana Railka de Souza Oliveira-Kumakura; Erika Christiane Marocco Duran; Antonieta Keiko Kakuda Shimo e Maria Helena Baena de Moraes Lopes. Trabalho apresentado pela Mestranda Priscila Cannavan.

 

   A conferência foi pautada em discussões sobre o futuro da NANDA-I, o desenvolvimento de conhecimento em Enfermagem e a visibilidade do enfermeiro no contexto da interdisciplinaridade. Também foi apresentada com empolgação a parceria da NANDA International com o Boston College, como algo que representará um futuro mais promissor para a associação, além de impulsionar desenvolvimento e aperfeiçoamento de Diagnósticos de Enfermagem.

   Durante a Conferência, foi anunciada oficialmente a abertura de um programa conjunto da NANDA-I e Boston College: O Programa Marjory Gordon de Raciocínio Clínico e Desenvolvimento do Conhecimento. O que significará mais oportunidades de intercâmbio para os alunos de graduação e pós-graduação interessados nessa temática.

 

A Faculdade parabeniza todos os envolvidos pelos trabalhos e pela grande representatividade de nossa Instituição em evento internacional!

 

Para saber mais sobre a NANDA International, acesse: www.nanda.org

Para saber mais sobre o Boston College – Connell School of Nursing, acesse: https://www.bc.edu/bc-web/schools/cson.html

 

 

 

1
2
3
4

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…