Docente da FEnf realiza homenagem à Profa. Dra. Maria Cecília Puntel de Almeida

   Em 06 de novembro de 2019, a Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela ministrou aula homenagem intitulada "Maria Cecília Puntel de Almeida: pioneirismo e avanço na Enfermagem Brasileira em consonância com a Reforma Sanitária", no curso de Difusão Cultural oferecido pela Escola de Extensão da Unicamp (EXTECAMP), organizado pela Profa. Dra. Irani Marcondes Maldonade, do Departamento de Fonoaudiologia da FCM, Unicamp, membro do Grupo de História da Medicina e Saúde. Este grupo, coordenado pelo Prof. Dr. Everardo Nunes, oferece todo ano um curso de difusão cultural, aberto ao público interno e externo à comunidade Unicamp. Em 2019, o tema foi "Construtores do Conhecimento" que veio de encontro à importância de divulgar a vida e a obra da Enfermeira e Profa. Dra Maria Cecília Puntel de Almeida, uma personagem importantíssima da Enfermagem Brasileira contemporânea, porém, lamentavelmente, pouco conhecida entre os enfermeiros mais jovens e estudantes.

   Em 2019, Dra. Maria Cecília completaria 75 anos, pois faleceu há 10 anos, vítima de um câncer de pulmão, antes de completar 65 anos. Seu legado porém é eterno, pois seu trabalho e contribuições para a Enfermagem Brasileira e Latino Americana e para a Saúde Coletiva como um todo foram inestimáveis, tanto do ponto de vista da pesquisa, formação de profissionais, na graduação quanto na pós graduação, na formação de profissionais para os serviços de saúde, atuação na Associação Brasileira de Enfermagem, além da colaboração com a CIPE - ICN e posteriomente a CIPESC, no Brasil. Sua contribuição ultrapassou os muros da EERP USP Ribeirão Preto, pois foi peça fundamental para criação de grupos de pesquisa e de formação de novos docentes em várias instituições brasileiras, como na EEUSP, Ana Nery e outras instituições de ensino internacionais. 

   Para elaboração da aula, a Profa. Maria Filomena contou com fundamental ajuda da Profa. Dra. Eliete Maria Silva, também docente da FEnf, que forneceu materiais como livros, teses e outros materiais da Profa. Cecília. Além disso, destaca-se a colaboração da Profa. Dra. Silvana Mishima, da EERP USP, que disponibilizou um vídeo documentário produzido em 2012, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde Coletiva - NUPESCO "Maria Cecilia Puntel de Almeida". Este vídeo não está disponível na internet e aborda de forma muito sensível a vida e a obra da professora Cecília. As professoras Mena e Eliete colocam-se a disposição dos interessados em obter cópia.    Além disso, a aluna de Graduação da FEnf e bolsista BAS Fernanda Cristina dos Santos juntamente com a equipe de Informática da Fenf, Rodrigo Lorenzi e Renato Caires, tiveram grande importância na organização e logística do material para a aula proferida no referido Curso de Difusão Cultural.

   A Faculdade de Enfermagem parabeniza todos os envolvidos em levar a história da Enfermagem para o público externo e principalmente parabeniza a Profa. Dra. Maria Filomena pela belíssima abordagem escolhida.

1
2
3

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…