Docente da Fenf participa de evento em Basco

   No período de 01 a 03 de abril, a docente Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela participou da 19ª International Conference on Integrated Care, em San Sebastian, País Basco. Na ocasião foram apresentados 02 trabalhos originados de dissertações de mestrado, cujas alunas são membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Práticas de Enfermagem e Saúde (GEPEPES) da Faculdade de Enfermagem da Unicamp. 

   O primeiro trabalho, intitulado: "Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária à Saúde: um olhar sobre o cuidado às pessoas com doenças crônicas", é fruto da dissertação da aluna Aline Fernandes Cruz Gouvêa, defendida em fevereiro de 2019, do programa de Mestrado Profissional em Política e Gestão, da Faculdade de Ciências Médicas, sob orientação da professora Maria Filomena de Gouveia Vilela.

   O segundo trabalho, intitulado "Acesso avançado na Atenção Primária à Saúde como Estratégia para o Cuidado Centrado no Paciente", aborda aspectos da dissertação de Mestrado da aluna Isabela Oliveira Almeida, do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem, sob orientação da professora Débora de Souza Santos, atualmente coordenadora do GEPEPES.

   Além das docentes citadas, ambos trabalhos tiveram participação da Profa. Dra. Dalvani Marques, vice-coordenadora do referido grupo de pesquisa. O evento, organizado pela International Foundation for Integrated Care, teve como tema central "Uma cultura compartilhada para a mudança: avaliação e implementação de modelos de serviços integrados centrados nas pessoas", congregou profissionais de saúde, assistência social de serviços públicos, ONGs, Instituições de pesquisa e de Ensino de vários países do mundo.

   Diversas experiências e projetos de pesquisa abordaram questões relevantes relativas às pessoas com doenças crônicas, grupos vulneráveis do ponto de vista de social e de saúde, cuidadores de idosos, desigualdade social e várias políticas públicas integradas voltadas à melhoria da qualidade de vida dos povos, além de um foco importante na Atenção Primária em Saúde. Destes temas, muitos são objeto de estudo do GEPEPES. A troca de experiências e conhecimento foi muito valiosa e abriu possibilidades de futuras oportunidades de internacionalização e parcerias com outros grupos de pesquisa e Universidades.

   A Faculdade de Enfermagem parabeniza as docentes e a área de Enfermagem em Saúde Coletiva pela sempre busca pelo aperfeiçoamento e atualização do conhecimento!

1
2
3
4
5
6

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…

Nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2024, aconteceu na Faculdade de Enfermagem a "Calourada 2024", que foi promovida pela Comissão da Calourada 2024, composta por discentes de graduação, e pela coordenação de graduação em Enfermagem. No dia 27 pela manhã, as atividades se iniciaram com um encontro de todos os ingressantes e veteranos na Faculdade e…