84ª Semana Brasileira da Enfermagem na Unicamp é um sucesso!

No dia 12 de maio de 2023, a Faculdade de Enfermagem (FEnf) em parceria com o Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp (HC/Unicamp), Colégio Técnico de Campinas, Colégio Técnico de Limeira, Centro de Saúde da Comunidade (CECOM), Hemocentro da Unicamp, Gastrocentro, Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti-Caism/Unicamp, e com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) promove a 84ª Semana Brasileira de Enfermagem na Unicamp.

O evento, que ocorreu no Centro de Convenções da Unicamp, contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, dentre elas autoridades como a Pró-reitora de Pós-graduação, Profa. Dra. Rachel Meneguello, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Dr. Fernando Antonio Santos Coelho, o Prof. Dr. João Marcos Travassos Romano, Pró-reitor de Pesquisa, Sr. Luiz Carlos Fernandes Junior, coordenador do GGBS, Sr. Luiz Rossini, presidente da Câmara Municipal de Campinas, o secretário de esportes de Campinas, Fernando Vanin, dentre outras autoridades e representantes.

1

A sessão solene de abertura, composta pela Profa. Dra. Roberta Cunha Matheus Rodrigues, diretora da FEnf, o Prefeito de Campinas Dário Jorge Giolo Saadi, a Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, Pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, nesta mesa como reitora em exercício, o coordenador da Divisão de enfermagem do HC/Unicamp, Joaquim Antônio Graciano, a Profa. Dra. Elaine Cristina de Ataíde, superintendente do HC/Unicamp e a discente de graduação, Eliza Vitoria de Lima, presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAE).

2

Após abertura solene, aconteceu a conferência magna intitulada “As perspectivas para novos caminhos da Enfermagem e o desenvolvimento sustentável da OMS”, ministrada pela Profa. Dra. Carla Aparecida Arena Ventura, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

3

Em seguida, a mesa redonda composta pelo Prof. Dr. Mauro Antonio Pires Dias da Silva, professor aposentado da FEnf e secretário do Coren-SP, pela Enfa. Solange Aparecida Caetano, presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros e Secretária Geral do Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo trouxe como tema “Enfermagem: uma força para a saúde brasileira e a valorização profissional”, sendo moderada pela Enfa. Dra. Kátia Padilha, do Hospital da Mulher Prof. Dr. J. A. Pinotti-Caism/Unicamp.

41

O evento foi finalizado com a apresentação cultural do Coral Zíper na Boca da Unicamp, que trouxe sambas de Adoniran Barbosa e músicas de Toquinho.

A Faculdade de Enfermagem parabeniza a Profa. Dra. Kátia Stancato, que esteve à frente do evento e todos os parceiros que contribuíram para que o mesmo fosse concretizado com grande sucesso, e agradece ao Enfermeiro Adilton Dorival Leite pela enorme contribuição na organização do evento.

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…