Aluno de Mestrado realiza mobilidade internacional no Montreal Behavioural Medicine Centre

field_paragraph_noticias

No período de fevereiro e abril de 2020, o aluno do curso de Pós-graduação em Enfermagem, nível Mestrado, Daisuke Hayashi Neto realizou curso de capacitação no Montreal Behavioural Medicine Centre (MBMC), no Canadá. Contemplado com a bolsa de mobilidade internacional CAPES-PRINT, o aluno realizou o estágio observacional sob supervisão dos pesquisadores Simon Bacon e Kim Lavoie.

Durante sua estadia, o discente acompanhou atividades dos diferentes núcleos de pesquisa que integram o MBMC, em especial: o grupo de síntese de conhecimento (META group, liderado pela pesquisadora brasileira, Dr.ª Paula A. B. Ribeiro), que durante o período estava trabalhando em diferentes revisões sistemáticas e na elaboração de uma diretriz de práticas clínicas para recomendação de exercícios físicos; o grupo de pesquisa Motivational Communication (MC group), que estava no processo de desenvolvimento e testes de uma plataforma para treinamento em habilidades de comunicação motivacional voltada para médicos; entre outros núcleos envolvidos em projetos de grande relevância para a área de medicina comportamental.

Além das atividades de visita técnica, Daisuke teve a oportunidade de apresentar seu projeto de pesquisa do Mestrado.

Ao longo do estágio, a pandemia do COVID-19 cresceu e tornou-se um problema de saúde mundial. As atividades do estágio não puderam mais ser conduzidas presencialmente no MBMC, localizado no Hôpital du Sacré-Coeur, mas sim à distância. Ainda assim, a equipe manteve-se produtiva. Rapidamente, os professores iniciaram um novo projeto de pesquisa, o estudo iCare, visando compreender como as pessoas ao redor do mundo estão respondendo à pandemia e quais fatores afetam sua adesão às recomendações de prevenção feitas pelos órgãos de saúde, pesquisa da qual contou com a participação do aluno na equipe, que já ouviu mais de vinte mil participantes ao redor de 140 países, e poderá auxiliar na criação de formas mais efetivas de ajudar a população a aderir a comportamentos vitais para que a humanidade vença o flagelo do COVID-19. Mais informações sobre o estudo podem ser consultadas através do link https://mbmc-cmcm.ca/covid19/.

Segundo o discente de Mestrado “Sou imensamente grato à CAPES, à faculdade de enfermagem da UNICAMP, e ao grupo de pesquisadores do MBMC pela oportunidade ímpar de contribuir para a colaboração científica entre o Brasil e o Canadá. Apesar dos desafios inesperados ao longo do caminho, tais experiências foram um divisor de águas em minha formação na pós-graduação”.         

A Faculdade de Enfermagem parabeniza o aluno Daisuke por todo seu empenho e busca incessante pelo conhecimento científico e acadêmico.


Compartilhe

Tem novidade no Curso COVID-19 da Emergência Unicamp! A partir de hoje vamos ter a participação da Faculdade de Enfermagem da Unicamp (FEnf) em nosso curso. Serão novos conteúdos criados pela FEnf exclusivamente para o curso! Em nome da organização do Curso COVID-19 da Emergência Unicamp, o Jacinto agradece imensamente o apoio da FEnf. E para…

ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTES JUNTO À CONGREGAÇÃO Pleito realizado nos dias 24 e 25 de Agosto/2020  

Encaminhamos abaixo a pesquisa “Diagnóstico da saúde mental de profissionais de saúde que cuidam de casos suspeitos ou confirmados de Coronavirus disease 2019 (SARS-CoV-2) no Brasil: Estudo longitudinal”. Esta pesquisa foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). São Pesquisadores responsáveis: Profa. Dra. Heloísa Garcia Claro…

No dia 06 de agosto de 2020, ocorreu o lançamento da Plataforma Alumni Unicamp através do Zoom Meeting com a presença do Magnífico Reitor Prof. Dr. Marcelo Knobel, Pró-Reitores de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Coordenadora Geral da Universidade, Diretores das…

   No dia 28 de julho de 2020, o periódico International Clinical Intections Diseases publicou o artigo “Disproportionate impact of COVID-19 among pregnant and postpartum Black Women in Brazil through structural racism lens” escrito pela Profa. Dra. Débora de Souza Santos em parceria com grupo de pesquisadoras da área de obstetrícia de…