Aplicativo desenvolvido por aluno da FEnf ganha destaque no site da MIT

   No dia 03 de dezembro, o site Massachusetts Institute of Technology (MIT) App Inventor publicou uma nota destacando o aplicativo desenvolvido pelo aluno de Doutorado da FEnf, Carlos Jorge Poblete Jara, orientado pela Profa. Dra. Eliana Pereira Aráujo no Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, onde o discente realiza sua pesquisa.

   O aplicativo chamado Labinsane visa otimizar a anestesia e analgesia durante intervenções experimentais em animais e é utilizado como plataforma para implementação de três protocolos diferentes. Os protocolos estão focados na otimização da dosagem de anestésicos, redução da dor e indução do diabetes. Os pesquisadores têm em mãos uma maneira fácil e prática de calcular doses individuais para um grande número de animais; portanto, permitindo a determinação ideal da dosagem do medicamento necessária para anestesia, analgesia e indução de diabetes.

   Labinsane foi validado comparando a dose individual determinada pelo inventor do MIT App versus uma fórmula de planilha (Excel), que resultou em uma correspondência de 100% em mais de 400 procedimentos. Desde sua implementação em 2017, o aplicativo Labinsane ajudou a reduzir a perda de animais de 20 para 1,5%.

   A Faculdade de Enfermagem parabeniza os envolvidos na pesquisa e se sente gratificada pelo grande destaque recebido e pela grande parceria com o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades da Unicamp.

 

O aplicativo está disponível no Google Play

Clique aqui para acessar na íntegra a publicação no site do MIT

 

 

1
2

Compartilhe

No dia 20 de maio de 2020, durante a programação de encerramento do 81ª Semana Brasileira de Enfermagem, aconteceu o lançamento do e-book “ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA NO CUIDADO AO IDOSO EM TEMPOS DA COVID-19”, elaborado por membros do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem. Esse trabalho emergiu a…

   No último dia 12 de maio de 2020, Dia Internacional da Enfermagem, foi realizada uma Live no Facebook da Profa. Dra. Kátia Stancato com o tema "Enfermagem no terceiro milênio".    Além da Profa. Kátia, a live contou com a participação da Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes (FEnf-Unicamp), Prof. Dr. Mauro…

O sonho de ser enfermeiro nasce ao lidar frente a frente com o amor, o cuidado e com a esperança. Ser enfermeiro é olhar para o outro antes de si mesmo. É correr perigos pelo bem-estar do próximo. É chorar. Chorar de cansaço físico e mental nos cantos do hospital. É brigar. Brigar e lutar por conquistas no cenário atual. Mas também é sorrir.…

Projeto Escuta Solidária  Frente à pandemia do coronavírus (COVID-19), o distanciamento social repercute na saúde emocional, em especial, na população idosa por ser o grupo de risco e/ou apresentar problemas de solidão e isolamento social inerentes à velhice.