Aluna da FEnf recebe Mérito Científico no XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp

   Aluna do curso de graduação em Enfermagem da Unicamp, Larissa Mariana Oliveira Santos, sob orientação da Profa. Dra. Ana Railka de Souza Oliveira Kumakura, apresentou no dia 18 de outubro de 2019 o trabalho “Impacto funcional e qualidade de vida após admissão por acidente vascular cerebral” no XXVII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp que aconteceu no Ginásio da Universidade Estadual de Campinas.

   O trabalho se trata de um estudo de coorte prospectiva, realizado no Hospital de Clínica da UNICAMP, cujo objetivo foi correlacionar as atividades instrumentais realizadas previamente ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a gravidade do déficit neurológico com a qualidade de vida após o AVC e a capacidade funcional. Foram avaliados 109 pacientes com diagnóstico de AVC que realizaram atendimento da fase aguda, subaguda e ambulatorial entre outubro de 2017 e maio de 2019. Verificou-se na amostra analisada que houve correlação entre a severidade do AVC e pior quadro funcional e pior qualidade de vida após o primeiro mês do evento, no qual nos pacientes foram avaliados através da aplicação de escalas por contato telefônico. Porém, a realização de atividades prévias ao AVC não expressou correlação com um menor risco de desfechos de piora funcional ou de qualidade de vida entre os pacientes. Ainda, apenas 29% dos pacientes realizaram alguma atividade de reabilitação após a alta hospitalar. 

   Esse cenário revela a importância do trabalho de reabilitação multiprofissional a ser iniciado desde a fase aguda do AVC, de modo a diminuir a limitação nas atividades de vida diária e no autocuidado. Assim, direcionar o cuidado para pessoas com AVC é importante pela representatividade no perfil de morbimortalidade internacional, bem como brasileira. 

   Dessa forma, o trabalho em questão será agraciado com o MÉRITO CIENTÍFICO por ter sido avaliado como um dos melhores trabalhos apresentados no evento.

   A Faculdade de Enfermagem se orgulha e parabeniza as envolvidas pelo belo trabalho de tanto impacto e que mostra o quanto a pesquisa tem seu valor.

 

1
2

Compartilhe

No dia 20 de maio de 2020, durante a programação de encerramento do 81ª Semana Brasileira de Enfermagem, aconteceu o lançamento do e-book “ENFERMAGEM GERONTOLÓGICA NO CUIDADO AO IDOSO EM TEMPOS DA COVID-19”, elaborado por membros do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem. Esse trabalho emergiu a…

   No último dia 12 de maio de 2020, Dia Internacional da Enfermagem, foi realizada uma Live no Facebook da Profa. Dra. Kátia Stancato com o tema "Enfermagem no terceiro milênio".    Além da Profa. Kátia, a live contou com a participação da Profa. Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes (FEnf-Unicamp), Prof. Dr. Mauro…

O sonho de ser enfermeiro nasce ao lidar frente a frente com o amor, o cuidado e com a esperança. Ser enfermeiro é olhar para o outro antes de si mesmo. É correr perigos pelo bem-estar do próximo. É chorar. Chorar de cansaço físico e mental nos cantos do hospital. É brigar. Brigar e lutar por conquistas no cenário atual. Mas também é sorrir.…

Projeto Escuta Solidária  Frente à pandemia do coronavírus (COVID-19), o distanciamento social repercute na saúde emocional, em especial, na população idosa por ser o grupo de risco e/ou apresentar problemas de solidão e isolamento social inerentes à velhice.