Manicures, podólogas e cabeleireiras participam de curso na FEnf sobre Bio-segurança

Dia 09 de novembro a Faculdade de Enfermagem – FEnf ofereceu,  pela primeira vez,  o curso “Bio-segurança na Prestação de Serviços de Embelezamento e Cuidado com as Unhas” para manicures, podólogas, cabeleireiras e proprietários de institutos de beleza da região central de Campinas, com a participação de docentes e alunas da FEnf, FCM, IEL e uma voluntária do Senac.

O curso faz parte do Projeto “Bio-segurança na prestação de serviços de beleza e podologia”, contemplado pelo Edital PEC – Projetos de Extensão Comunitária - Unicamp, cujo objetivo  central visa sensibilizar as trabalhadoras dos institutos de beleza sobre os riscos aos quais elas e as clientes estão expostas, na falta do cumprimento de todas as etapas do processamento dos instrumentos usados para o cuidado com as  unhas e pés.

O Projeto tem como base uma investigação realizada como atividade de Iniciação Científica de alunas de Graduação e do Programa de Formação Interdisciplinar Superior – ProFis, cujo objetivo consistiu em construir e validar um questionário sobre limpeza, desinfecção, esterilização e armazenamento dos alicates de unha e de cutícula, de espátulas e outros instrumentos de aço utilizados por estes profissionais, com vistas a prevenção de contaminação pelo uso dos mesmos instrumentos, sem a devida esterilização.

Os participantes foram contemplados com a presença do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC), João Frederico da Costa Azevedo Meyer, que esteve na abertura do curso.

Inicialmente foram abordadas as doenças que podem ocorrer quando alicates de unha e de cutícula, espátulas e outros instrumentos são usados, sem que tenham sido limpos, embalados, esterilizados e armazenados de forma adequada. Também foi exposta a epidemiologia da Hepatite B e C e as onicomicoses.  Posteriormente, as participantes conheceram o LAPEX - Laboratório Experimental para Estudo de Processamento de Artigos Odonto-Médico-Hospitalares e Análises Microbiológicas, montado com recursos FAPESP, local onde tiveram a oportunidade de examinar, com lupa que aumenta 40 vezes,  seus instrumentos usados nas clientes.  Após o almoço, oferecido na FEnf, foram realizadas duas dramatizações sobre os temas abordados pela manhã, seguidas por abertura para discussão. Na sequência, foi ministrada aula teórica sobre o processamento dos materiais, com demonstração passo a passo do procedimento correto a ser realizado.  

Para Maria Isabel Pedreira de Freitas, Diretora da FEnf, coordenadora do Curso e do Projeto sobre Bio-segurança, “a oportunidade de reunir manicures, cabeleireiras, podólogas e proprietárias de estabelecimentos de beleza possibilitou o levantamento de aspectos importantes,  para se encontrar a forma mais adequada de divulgação das informações a respeito dos riscos aos quais clientes e profissionais estão expostos, com vistas à mudança de atitude frente à transmissão de doenças durante os procedimentos de embelezamento!”.

“A experiência demonstrou o quanto se faz necessário que professores e alunos de diferentes áreas (Enfermagem, Medicina, Farmácia e Estudos da Linguagem) trabalhem juntos, tendo como meta fazerem um gol: diminuir o risco ao qual todas as pessoas no mundo estão expostas, ao procurarem se embelezar, em um momento de descontração e relaxamento! Uma única vez pode ser determinante para que o microrganismo possa contaminar a pessoa para o resto da vida! Quando é proporcionado um espaço comum aos ocupacionais, profissionais e proprietários para que possam relatar aspectos de sua profissão, abre-se uma oportunidade ímpar para a construção de um caminho firme,  no qual poderão trilhar todos aqueles que desejam divulgar melhores maneiras de se viver! Aos participantes deste curso foi estabelecido como ‘tarefa!’ convidar uma colega para participar do próximo curso e entregar o folder do Grupo de Extensão das Manicures da Faculdade de Enfermagem – GEMFE, formando assim uma rede de facilitadores e multiplicadores dos conceitos recebidos nas aulas”, conclui Maria Isabel!

Na avaliação final foram obtidos dados importantes a serem introduzidos no próximo curso, em 2016.

Manicures, podólogas e cabeleireiras participam de curso na FEnf sobre Bio-segurança
Manicures, podólogas e cabeleireiras participam de curso na FEnf sobre Bio-segurança
Manicures, podólogas e cabeleireiras participam de curso na FEnf sobre Bio-segurança
Manicures, podólogas e cabeleireiras participam de curso na FEnf sobre Bio-segurança
Manicures, podólogas e cabeleireiras participam de curso na FEnf sobre Bio-segurança

ATENÇÃO: As inscrições do Processo Seletivo dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Enfermagem da Unicamp na Área de Concentração “CUIDADO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE E ENFERMAGEM” foram prorrogadas até 10 de maio. Saiba mais: link para os editais: FEnf > Pós-graduação > Processo Seletivo Nova data: 10/05/24  

   No último dia 05 de abril de 2024, nas dependências do Anfiteatro Profa. Dra. Neusa Maria Costa Alexandre, a Faculdade de Enfermagem realizou a assinatura do primeiro Termo de Parceria da Unidade, através do Programa Parceiros Unicamp, com a Profa. Dra. Maria Isabel Pedreira de Freitas, que realizou a doação de uma Bolsa Pesquisa, em…

            No último dia 08 de abril de 2024, a disciplina eletiva EN912 - Tópicos de Enfermagem VIII, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Sodré de Souza, recebeu o Grupo de Pesquisa Race.id, da Faculdade de Medicina da USP, do qual o docente faz parte e desenvolve estudos sobre Saúde da…

                No dia 02 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito…

                No último dia 01 de abril de 2024, às 10h00, na Faculdade de Enfermagem da Unicamp, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço Vivência "Profa. Dra. Maria Filomena de Gouveia Vilela". O espaço, localizado na área externa do prédio, em um local verde e…