Plano de retomada das atividades presenciais

 A partir do dia 19 de outubro de 2020, a Universidade Estadual de Campinas iniciará o plano de retorno gradual das atividades presenciais, conforme Resolução GR nº. 93/2020, de 18/09/2020 (clique aqui para acessar o plano de retorno da FEnf).

 Lembramos que para o retorno, algumas medidas são COMPULSÓRIAS:

• Para o retorno presencial, é necessário que seja realizada a testagem ANTES do início das atividades. A coleta será por meio de agendamento prévio, de acordo com a indicação dos servidores docentes e não docentes e colaboradores que retornarão às atividades presenciais a partir de 19 de outubro, cujos dados constam na planilha anexada ao formulário, que foi preenchido por cada Unidade/Órgão, conforme o estabelecido no plano de retomada das atividades presenciais da Universidade. No caso dos alunos, a lista será encaminhada por período (P1, P2, P3..) após ser consultada pelos secretários de Graduação e Pós-graduação;
•  Os treinamentos obrigatórios para a retomada das atividades presenciais na Unicamp devem ser acessados e realizados através da plataforma Moodle. Podem ser acessados através de quaisquer dispositivos eletrônicos com acesso à internet, como computadores, notebooks, tablets e celulares.

Lembre-se que para acessar o Moodle é necessário ter seu usuário e senha SISE. Em caso de problemas com senha, entre no link https://www.ccuec.unicamp.br/ccuec/servicos/senha e resgate sua senha ou procure a área de informática da FEnf. 

COMO ACESSAR OS TREINAMENTOS:

1. Acesse a página de Treinamentos Obrigatórios no link: http://www.143.106.252.53.xip.io:8082/cursos_retomada/

2. Faca seu login no Moodle: clique no link 'Acessar', no canto superior direito, e informe seu nome de Usuário e senha SISE. Clique no botão 'Entrar';

3. Clique no banner 'Convívio Seguro Unicamp - Treinamentos Obrigatórios';

4. Selecione e clique no perfil do qual você faz parte entre as opcões disponíveis;

5. Selecione e clique no perfil específico do qual você faz parte entre as opcões disponíveis. Você será levado para a página do curso escolhido.

• Com o objetivo de aperfeiçoar a vigilância epidemiológica da Covid-19 na Unicamp, todos aqueles que retornarem às atividades presenciais na universidade, obrigatoriamente, deverão baixar e instalar no celular o Aplicativo de Vigilância em Saúde da Unicamp (AVISU). Veja como baixar o aplicativo, aqui e realizar o preenchimento diário.

O Aplicativo de Vigilância em Saúde da Unicamp (AVISU) será de uso obrigatório a todos aqueles que comecem a retornar às atividades presenciais na Unicamp. Ele pode ser acessado através do link avisu.tipsurvey.com.br, já está disponível na Play Store e em breve estará na App Store, mas quem possui celular da Apple, pode acessar pelo link (https://avisu.unicamp.br/login/?next=/). O AVISU é um dos tripés do plano de vigilância epidemiológica da Universidade. Coordenado pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), o plano também está baseado em testagem em massa e rastreamento de contatos. 

Através do AVISU, o membro da comunidade universitária deverá responder diariamente a um inquérito de sintomas relacionados à Covid-19. O uso do aplicativo tem como objetivo aperfeiçoar a vigilância epidemiológica da Covid-19 na Unicamp, visando a prevenção da ocorrência de casos novos de Covid-19 e de surtos entre a comunidade universitária. Todas as unidades devem orientar, em seus canais de comunicação, o uso do AVISU. Confira por que ele é importante e saiba como utilizá-lo no vídeo - clique AQUI. 

Passo a passo

O primeiro passo para utilizar o AVISU é realizar o download na Play Store ou na App Store no seu smartphone. O aplicativo já está disponível na Play Store e em breve estará na App Store. Após, você precisa realizar um cadastro e aceitar os termos de uso. Feito isso, você já pode responder aos questionários. O preenchimento deve ser diário e as respostas irão ser acessadas exclusivamente pelo Cecom, que é responsável por monitorar a saúde da comunidade acadêmica.

O inquérito contém nove perguntas, relacionadas à ocorrência dos sintomas: tosse; dor de garganta; dor de cabeça, febre (maior ou igual a 37,8ºC) ou calafrios;nova perda de paladar ou olfato; congestão nasal ou coriza,; náuseas; vômitos ou diarreia; dor ou desconforto no peito e falta de ar ou dificuldade em respirar. Confira as orientações conforme as respostas:

1) Caso a resposta seja negativa para todas as perguntas, haverá uma mensagem automática com orientação para o comparecimento habitual às atividades presenciais e seguimento de todas as recomendações para a prevenção da Covid-19;

2) Em caso de resposta positiva para sintomas de menor gravidade, haverá mensagem automática com orientação para não iniciar ou não permanecer em atividades presenciais na Universidade; adotar o isolamento social; e procurar um serviço de saúde de referência para diagnóstico e acompanhamento (como o Cecom).

3) Se houver resposta afirmativa para sintomas de maior gravidade, a mensagem será a orientação para não iniciar ou não permanecer em atividades presenciais na Universidade; adotar o isolamento social; e procurar imediatamente um serviço de saúde de referência para diagnóstico e acompanhamento.

Em todos os casos, dúvidas podem ser tiradas através do e-mail (css@unicamp.br) ou do telefone do Cecom: Campinas (19) 3521-9020/9021/9029, Limeira e Piracicaba (19) 2113-3396.

O aplicativo também terá uma aba chamada Meus testes, onde constarão os resultados. Quando o teste for positivo, haverá uma janela para que a pessoa contaminada informe todos os seus contatos nas últimas 48 horas. Embora esse não seja um passo obrigatório, ele é importante para ajudar o Cecom a identificar e bloquear a possível cadeia de transmissão, afastando também essas pessoas que tiveram contato com o infectado. 

Pessoas que são contatos de caso confirmado da Covid-19 deverão se afastar por um período de dez dias a contar do último dia de contato com o caso confirmado. Em caso de manifestação posterior de sintomas, a recomendação é a mesma descrita para as pessoas sintomáticas, sempre levando em conta que o período de dez dias é um tempo médio e que o retorno está condicionado à ausência de sintomas respiratórios e de febre nas últimas 24 horas.

Aos membros da comunidade universitária que tenham realizado testes fora da Universidade, o Cecom solicita que enviem os resultados à equipe, para que sejam cadastrados no aplicativo, através do e-mail: css@cecom.unicamp.br

Saiba mais sobre o plano de vigilância epidemiológica da Covid-19 da Unicamp e confira também as orientações sobre o convívio seguro disponíveis no Portal Unicamp.

 

Dúvidas, enviem para: retomada.covid19@unicamp.br

1

Compartilhe

No dia 16 de novembro de 2020, o discente de Doutorado Carlos Jorge Poblete Jara foi entrevistado pela Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC-Chile) sobre o artigo publicado na Nature-Scientific Report em parceria com a Profa. Dra. Eliana Pereira de Araújo intitulado “SARS-CoV-2 receptor is co-expressed with elements of the kinin–…

A aluna Priscila Moreno Sperling Cannavan, doutoranda do curso de pós-graduação em Enfermagem, sob orientação da Profa Dra. Maria Helena Baena de Moraes Lopes,  participou do XXXVII Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas-SOBRAC 2020, realizado entre os dias 05 e 08 de novembro, neste ano de forma virtual devido à Pandemia do…

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2020, aconteceu o I Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos, evento promovido a partir de uma parceria entre docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). A egressa de Doutorado Luciana…

 A partir do dia 19 de outubro de 2020, a Universidade Estadual de Campinas iniciará o plano de retorno gradual das atividades presenciais, conforme Resolução GR nº. 93/2020, de 18/09/2020 (clique aqui para acessar o plano de retorno da FEnf).  Lembramos que para o retorno, algumas medidas são COMPULSÓRIAS: